Tratamentos Periodontais

Atendimento: (11) 2369-6780

WhatsApp: (11) 9 8186-6214

O que é Periodontia?

É um tratamento para inflamações ou infecções na gengiva, mais conhecido como raspagem, geralmente é indicada para quem não higieniza a boca de forma correta. Fumantes, pessoas com baixa imunidade, com hábitos alimentares equivocados e também muito tensas podem ter suas gengivas fragilizadas, assim aderindo também às bactérias.

Por que ocorre a periodontite?

No geral, ocorre em pessoas que já teve problemas com a gengiva como inflamação ou gengivite. A periodontite é mais profunda, ela se estende para o osso e para o ligamento periodontal que são os tecidos de suporte dos dentes. Outra possibilidade é recorrente do tártaro, que são muitas placas bacterianas juntas. A periodontite pode também estar ligada a bactérias presentes em fumantes, portadores do vírus HIV e pessoas que ingerem muita bebida alcoólica. Traumas no osso podem causar a doença, que pode ser também hereditária ou genética.

É importante tratar a periodontite?

Sim, pois quando não tratada ela pode levar à perda de todos os dentes por conta da fragilidade óssea que ocorre na maxila.

Qual é o tratamento?

Há possibilidade cirúrgica e não cirúrgica. No caso cirúrgico, é feito a cirurgia para reduzir a bolsa periodontal, para enxertos de tecido mole e ósseo, aumento de coroa, aplicação de derivados no esmalte do dente, etc. Se for recorrer a não cirurgia, é possível tratar através de limpeza, raspagem, uso de medicamentos para evitar bactérias. Tudo dependerá do nível da doença.

Quais os sintomas da periodontite?

Entre os mais comuns estão: mau hálito, aftas, tártaro, sangramento da gengiva ao escovar os dentes, dentição mole, gengiva muito vermelha, pus entre gengiva e dente.

Existe algum método preventivo?

Sim! A higienização é uma aliada, escovação usa de fio dental e de enxaguante bucal são indispensáveis. E para uma prevenção ainda mais completa, diga não ao cigarro, o tabaco promove alterações no sistema imunológico da gengiva, permitindo o acesso das bactérias mais facilmente. Por fim, se você é propício à doença, visite seu dentista no mínimo trimestralmente.

O que é gengivoplastia?

É uma cirurgia utilizada para corrigir e modificar o formato das gengivas. A técnica, que pode também pode incluir a remoção do osso que circunda os dentes, tem objetivos tanto estéticos quanto funcionais – como nos casos em que gengivas hiperplasiadas (crescidas) são removidas para facilitar a higienização dos dentes.

Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?

Para os dentistas, a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia diz respeito à remoção ou não do osso que cirunda a coroa e a raiz dentária – a gengivectomia seria o procedimento que apenas recorta os tecidos gengivais. Entretanto, para o paciente comum, o termo refere-se à toda modificação na forma destes tecidos, independente da técnica ou remoção óssea durante a cirurgia plástica gengival.

Planejamento para gengivectomia no tratamento da redução do sorriso gengival

Quais são as indicações para este tipo de cirurgia gengival?

As indicações da gengivoplastia são semelhantes à plástica gengival convencional. Bastante utilizada para permitir o acesso livre a cáries ou fraturas dentárias localizadas abaixo das gengivas – técnica conhecida como cirurgia para aumento de coroa clínica -, suas múltiplas indicações fazem dela um procedimento cirúrgico essencial ao dia-a-dia do dentista especializado em prótese dentária, periodontia ou até mesmo especialidades como a endodontia (tratamento de canal).

Agende já sua avaliação!

Entre em contato com nossos profissionais e solicite seu agendamento.